Na noite desta terça-feira (1º), o avião que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoa a região da Cidade do México realizando manobras circulares para queimar combustível, permitindo um pouso seguro no aeroporto da capital mexicana. O incidente ocorreu após problemas técnicos detectados logo após a decolagem do jato presidencial, conhecido como Aerolula.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos corretamente e que o pouso ocorrerá assim que a aeronave estiver em condições adequadas. Para garantir a segurança, os pilotos aguardam que o combustível seja consumido até níveis adequados para que o pouso não ofereça riscos, como o de explosão. Normalmente, os aviões decolam com os tanques cheios, o que pode tornar um pouso de emergência perigoso.
O avião havia decolado horas antes do Aeroporto Internacional da Cidade do México, de onde retornará para fazer o pouso seguro. Para o retorno ao Brasil, o presidente e sua comitiva utilizarão uma aeronave reserva da Presidência da República.
O problema técnico foi comunicado em nota assinada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno. Apesar de a natureza do defeito não ter sido detalhada, a FAB confirmou que a situação está sob controle.
Lula estava no México para uma visita oficial de dois dias, onde participou da cerimônia de posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Durante sua estadia, ele também se encontrou com o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador e participou de um evento com empresários brasileiros e mexicanos.
A bordo do avião presidencial estão a primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres), além do diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e outros assessores.
O trajeto da aeronave pode ser acompanhado por meio do site ADS-B Exchange, que monitora voos em tempo real. A FAB bloqueou o rastreamento do avião presidencial em plataformas como FlightRadar24 e Radarbox, mas o ADS-B Exchange permite o acompanhamento do trajeto da aeronave.
Comments